Dicas
Como evitar golpes no WhatsApp?
imagem

Hoje vamos falar de um tema muito importante: os golpes no WhatsApp.

 

Com certeza você deve conhecer alguém que já passou por algo assim ou até você mesmo já pode ter passado, pois os golpes no WhatsApp estão cada vez mais comuns. Eles, basicamente, se dividem em dois tipos: o que clona seu número e o que se passa por você, alguém conhecido ou uma empresa.

 

Para que você não caia nessas armadilhas da internet, iremos mostrar como evitar golpes o WhatsApp.

 

Deixando seu WhatsApp mais seguro

 

Para evitar que seu número seja clonado é muito importante que você ative a segurança de duas etapas no seu aplicativo. Para isso,é só seguir os passos a seguir:

 

  • Ir em “configurações”;
  • Clicar em “privacidade e segurança”;
  • Ativar segurança em duas etapas;
  • Escolher código verificador.

 

Pronto! Com esse pequeno gesto você já deixa o seu telefone mais seguro. E, algumas vezes, será pedido que você digite o código antes de entrar no aplicativo, para confirmar que é você mesmo que está utilizando.

 

Como saber se é golpe?

 

Alguém que você conhece fala com você no WhatsApp e diz que mudou de número, em seguida já pede dinheiro? É hora de ligar o alerta! Não faça nenhum tipo de transação financeira antes de tentar entrar em contato com a pessoa através do número que costumava falar antes. Prioritariamente, tente por ligação. É mais rápido e mais seguro também ouvir a voz da pessoa.

 

Agora, se quem está falando com você é uma “empresa”, você precisa ficar atento(a) na conversa. Primeiro, é muito importante ter em mente que dificilmente uma empresa fará o contato prévio pelo WhatsApp. Então, se uma “empresa” que você não solicitou nada entrou em contato pelo WhatsApp, NÃO ENVIE SEUS DADOS PESSOAIS, pois o risco de ser golpe e você passar dados para um criminoso é enorme.

 

O que você deve fazer em casos de contato de empresas é prestar atenção em alguns detalhes:

 

  • Foto do perfil – verificar se a foto corresponde ao logo atual da empresa e está em boa qualidade;
  • Tipo de conta – as empresas utilizam “Conta Comercial” no WhatsApp, veja se quem falou com você foi de conta comum ou não;
  • Escrita – é comum haver uma linguagem própria da empresa, analise se quem puxou conversa com você escreve na linguagem da empresa;
  • Diálogo – certifique-se de que a conversa desenvolvida no WhatsApp faz parte de algo que foi anteriormente conversado com a empresa.

 

O WhatsApp é o aplicativo de mensagem mais utilizado no Brasil, passamos muito tempo nele e, por isso, infelizmente tornou-se comum os golpes na rede.

 

Não podemos dar bobeira quando o assunto é segurança, então fique atento ao que pode ser golpe e alerte as pessoas em sua volta. Compartilhe esse post para que possamos combater esse tipo de crime.

cta
img-cta
ENCONTRE O PLANO IDEAL
Fale com a Infotec e encontre o plano que cabe no seu bolso.
CONVERSE PELO WHATSAPP