Comprar pela internet é uma tentação! A gente faz uma vez e nunca mais quer parar, afinal, é bom demais poder visitar dezenas de lojas, encontrar com facilidade o item que desejamos, comparar preços, ter acesso a descontos, pagar da forma mais conveniente e receber o pedido em poucos dias; tudo sem precisar levantar da cadeira. Ainda tem aquela sensação boa de estarmos ganhando um presente, quando o produto chega em nossa casa.
Esse é mais um hábito que surgiu com as recentes transformações do mundo, trazendo benefícios dos quais gostamos muito, como: comodidade, economia, diversidade e eficiência.
Ler sobre isso quase nos faz esquecer que, não muitos anos atrás, a maioria dos usuários de internet nem arriscava entrar em sites de compras online (agora fizemos você lembrar daquelas histórias de gente que comprou videogame e recebeu tijolo no lugar, não foi?). Fato é que o cenário mudou e comprar em lojas virtuais se tornou comum e cada vez mais seguro. Mas, o risco de cair em golpes ainda existe e aumenta conforme o setor se populariza.
Para usuários bem informados, as chances de ter problemas são menores. Seja você mais ou menos experiente nas compras online, é preciso atenção para que nenhuma experiência seja motivo de estresse.
SIGA AS NOSSAS DICAS…
. Ao acessar um site de compras online, faça sempre a verificação de segurança observando o ícone do cadeado na barra de endereço do navegador. Caso seja usuário do Google Chrome, é preciso acessar a opção ‘ver informações do site’, também na barra de endereço.
. Opte por comprar apenas em sites confiáveis, ou seja, aqueles que atuam há muito tempo no segmento, os que têm boa reputação, que todo mundo conhece e onde pelo menos um amigo ou parente seu já fez compras.
. Se você quer garantias de que a experiência de compra será a mais segura possível, procure informações sobre a loja e o produto desejado em sites de busca ou nos campos de opiniões e perguntas da própria loja; assim dá para saber mais sobre características do item, informações sobre a loja e experiências de outros compradores, por exemplo. Certifique-se também de que a loja tem canais de atendimento.
. Não caia nesse papinho de promoção imperdivel, oferta irrecusável e etc, principalmente se elas chegam em links de Whatsapp ou e-mails, pois é daí que surge o maior número de vítimas. Desconfie sempre, mesmo que a mensagem pareça de uma loja confiável.
. Não use computadores, smartphones ou tablets públicos e de outras pessoas. Compre usando apenas os seus dispositivos pessoais, isso vai diminuir as chances de ter problemas e, caso eles venham a acontecer, resolver pode ser menos complicado.
. Leia com muita atenção tudo o que diz respeito ao produto que você vai comprar e forneça seus dados somente quando tiver 100% de certeza de que está em uma plataforma confiável. Lembrando sempre que nenhum site de compra online de procedência vai pedir a senha do seu cartão ou informações pessoais irrelevantes àquela aquisição.
. Por fim, dê preferência ao uso de cartões virtuais para fazer compras na internet. Eles têm número diferente do seu cartão físico e podem ser bloqueados ou descartados assim que a compra é finalizada, o que dificulta muito a possibilidade de fraudes.
As compras online são um caminho sem volta, muito seguro e prático quando somos precavidos. Siga as nossas dicas e lembre-se de manter um antivírus instalado e atualizado em seus dispositivos, inclusive os móveis. Aí é só aproveitar todas as vantagens de comprar pela internet!